Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    BANCO DE OLHOS ABANDONADO EM CRICIÚMA (atualizado)

    "O Banco de Olhos de Criciuma (BOC) está só na parte física, totalmente parado, faltando documentação (liberação) por parte da Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária. Estamos na espera há quase um ano e meio. Enquanto isso, perdendo doações. E a fila de espera pra transplantes continua..." de Almir de Souza do IML de Criciúma.

    A sala do BOC foi apresentada ao Almir dia 2 de Março, anexa ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina. Eu estava lá. Seria um dos passos no cumprimento de compromissos que a prefeitura municipal havia assumido. Porém, nada, absolutamente nada até o momento, pois uma sala vazia e nada é a mesma coisa.

    Entretanto, as informações que vêm do ex-secretário da Saúde, Sílvio Ávila Jr. são bem diferentes. Antes devo narrar umas coisas. Ele, na condição de ''ex'' não quis, em princípio, ser a fonte das informações e me pediu que ligasse para a Neli, funcionária da Secretaria. A Neli, por sua vez não quis assumir as informações e passou para a secretária. A secretária não retornou as ligações que fiz. Além da Neli, Ávila pediu para entrar em contato com Jairton Manique Barreto, do Rotary, que acompanhou algumas reuniões com relação ao BOC. Jairton confirmou sua participação, mas não houve tempo para detalharmos o assunto. Liguei novamente e não retornou recado em sua empresa. Liguei para o IML, deixei recado para o Almir me retornar, pois precisava do telefone e do nome da presidente do Banco e também não retornou.

    Chutei o balde no Facebook citando os parceiros do Paço na esperança de que a secretária em fim me ligasse e tivesse uma palavra oficial do assunto. Na noite deste domingo o Sílvio Ávila passa a seguinte mensagem: "Isso me tira do sério e vou te ser sincero, me parece pegação no pé. Já tens as informações, achas que estou mentindo?" Muito bem, este texto está iniciado há uma semana. Ora, eu não ganho nada pra levar um pouco de informação aos amigos. Faço porque gosto, mas também tenho muito mais coisas pra fazer. Inclusive ganhar dinheiro pra viver.

    Vamos às informações que disponho, depois desta novela. Ávila me disse, e a Neli confirmou, que o projeto arquitetônico foi aprovado pela Vigilância Sanitária do Estado e também está assinada a autorização de uso da sala dentro do HMISC. Além disso, ainda na gestão de Silvio Ávila Jr., como secretário da Saúde, foi feito pedido ao Ministério Público Estadual para que fosse repassado R$80.000 para serem aplicados na compra de móveis e na informatização da sala. Esse recurso é uma espécie de doação do MP, da mesma forma que foi doado para a construção de uma pista de skate este ano. Porém, segundo Ávila, o MP disse que os recursos só seriam liberados diretamente na conta do Banco de Olhos. Por sua vez Almir de Souza diz que o dinheiro foi usado pela prefeitura.

    Ávila disse que Souza está desinformado e não participou das reuniões entre secretaria e BOC.

    Em nova solicitação de informações, Almir de Souza, manda por e-mail: "Há 2 anos, através do Judiciário (Dra Janice Ubiali), foi solicitado verba de 'transições penais' do MP. Aproximadamente R$80 mil. Inclusive foi feito repasse simbólico ao Altamiro Bitencourt (HSJ) e Eliana (BOC), em ato público no Dia Nacional e Conciliação (8/12/2009). De lá pra cá houve demora na disponibilidade do espaço físico, assim, perdemos o prazo pra uso da verba. Então foi solicitado este ano novo pedido de liberação (com novo processo), só dependendo de liberação de documento da Pref. dando concessão do espaço ao BOC. Com isso deveremos reaver aquele valor."

    Por outro lado a presidente do Banco de Olhos, Eliana Andrade, disse ao jornal A Tribuna que “a Secretaria Municipal de Saúde já entregou a proposta de comodato da sala. O documento de cessão do espaço está sendo analisado pelo setor jurídico do BOC, mas o assessor que está com esse documento está doente. Vamos procurar outros meios para conseguir a liberação dos recursos destinados à reforma da sala e aquisição dos equipamentos.” (A matéria completa do jornal você lê AQUI).

    Enquanto isso córneas se perdem...


    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad